Caso de Sucesso PST / Positron

Tempo de Montagem Placa

 

Redução doTempo SETUP

 

 

Melhoria de Indicadores: Eficiência de Realização e OEE

 

Depoimentos

- Depoimento do Gerente Industrial:  “Esse resultado foi alçando pela utilização de conceitos advindos da técnica de Single Minute Exchange of Die (SMED), ou troca rápida de ferramenta, que define, de forma clara, a condição de setup externo e interno. Externamente, devem ser feitas adequadamente todas as atividades que não necessitam que o equipamento esteja parado, tais como posicionamento dos componentes nos alimentadores, verificação dos componentes, posicionamento dos alimentadores nas posições livres na máquina, separação do stencil a ser utilizado. Já internamente, constatou-se a necessidade de que o processo fosse iniciado com o equipamento parado, a fim de que houvesse mais rapidez na realização dessa etapa, porque, na prática, o tempo de setup é o representado por essa etapa”.

- “Dessa forma, a capacidade produtiva das placas, foco da pesquisa, foi aumentada em aproximadamente 30%, o que representa a capacidade de, praticamente, 1 turno de trabalho”. 

 

Fonte: Silva, Antônio Marcos. A Utilização de Sistema MES na aplicação da gestão do conhecimento para melhoria de desempenho e adaptação  do processo produtivo de montagem automática de placas eletrônicas. 2014. Dissertação (mestrado em Engenharia da Produção) –– Universidade Federal do AmazonasOrientador: Prof. Dr. Manuel A. P. Cardoso.