Modelo A3- PDCA

 

Atualmente temos observado, com a evolução dos conceitos da Indústria 4.0, a importância da virtualização dos processos produtivos para o aumento da percepção dos contextos produtivos, permitindo a elaboração mais eficiente na elaboração de planos de melhorias do desempenho operacional da produção de forma autônoma, e não concentrada.

A metodologia do pensamento enxuto (Lean Thinking) tem se consagrado, nas últimas décadas, na definição destes planos de ações de melhorias, bem como na utilização de outras ferramentas analíticas de apoio para a realização eficaz e efetiva destes planos de ações de melhorias.

Entre as ferramentas do pensamento enxuto, destacamos o A3 (uma folha de papel na dimensão 29,70 cm por 42,00 cm), denominação criada pela Toyota para estruturação da definição de um problema, seu planejamento de solução, acompanhamento e avaliação dos resultados obtidos.

Um projeto A3 é fundamentalmente uma estruturação de diálogos necessários para uma compreensão e entendimento de problemas produtivos a serem resolvidos por uma gestão enxuta, e se baseia na metodologia PDCA (Plan - Planejar, Do - Fazer, Check- Verificar e Act - Agir).

As coletas dos dados e informações do contexto produtivos devem ser precisas para que se consiga chegar com rapidez e clareza no entendimento das causas de origem dos problemas que precisam ser sanados.

Um dos principais riscos para o sucesso da aplicação de um projeto A3 estão nas falhas da contextualização para a elaboração do projeto, devido a coleta de dados e informações de forma imprecisa e não estruturada sistemicamente, que por sua vez, levam a definição de ações inadequadas e frustação dos resultados obtidos.

O A3 Canvas consiste numa ferramenta de software para a elaboração de projetos de solução de problemas produtivos, baseada na metodologia denominada de A3,tornando muito mais rápido e confiável a definição do contexto do problema, a interpretação de suas causas raízes a serem resolvidas, bem como o estabelecimento e folow-up do plano de ação e a avaliação dos resultados obtidos.

A utilização do Projeto A3 informatizado, permitirá a sistematização da gestão do conhecimento da organização, que por sua vez deverá ampliar a espiral do conhecimento, que deverá se traduzir em melhorias dos desempenhos produtivos, com a mensuração de eliminação de perdas e aumento da capacidade produtiva com maior flexibilidade e qualidade, em relação a aplicação dos projetos A3 de melhorias.

Top