INJET na VÍQUA - Diferencial competitivo

Devido a forte expansão do mercado mundial de plasticos, as empresas que exploram este seguimento vem dia a dia inovando seus produtos, e tornam o mercado cada dia mais competitivo.

A Víqua Indústria de Plásticos Ltda, com o objetivo de continuar sua expansão, sentiu a necessidade de utilizar melhor seus recursos de injeção, buscando alternativas que proporcionasse um retorno rápido e eficiente. Era necessário um sistema que nos mostrasse de maneira ágil e on-line onde tínhamos gargalos de produção e suas causas. Iniciamos uma pesquisa de sistemas que atendesse esta necessidade, após testarmos vários software, optou-se pela compra do modulo INJET e INPLANNIG, com todos os recursos de BI.

A partir desta aquisição tivemos o período de um mês para instalação do sistema e o treinamento da equipe, que foi orientada por profissionais de implantação da MAP e da Víqua.

Após um mês de coleta de dados, tivemos uma visão geral de todos os gargalos e perdas de produção, conseguimos identificar um desperdício de mais de 1.700h/maquinas paradas, por diferentes motivos. Neste momento tivemos a primeira surpresa, não sabíamos que o desperdício de nossos recursos eram tão grandes. Então o sistema nos proporcionou a visualização dos motivos de paradas como, Set-up, manutenções programadas, quebras de moldes, falta de operador, problemas hidráulicos, entre outros.

A implantação do sistema também provocou uma mudança cultural na equipe, que passou a controlar as atividades de forma mais precisa e transparente. Munidos de informações, montamos um plano de ação , delegamos pontos de controle para varias áreas, como ferramentaria, manutenção e processos, passando a ter um monitoramento on-line destes itens.

Depois de dois meses de acompanhamento e execução do plano, monitorado pelo INJET, tivemos uma redução de paradas de 1.090 h/maquinas e mais 390 horas pelo ganho de ciclos.

Após análise e avaliação dos resultados, percebemos o ganho de mais de duas máquinas injetoras em dois meses de trabalho. O INJET nos mostra um potencial de ganho de mais 290h/máquinas, chegando a marca de 94% de produtividade ainda neste ano. Obtivemos o retorno do investimento do sistema em menos de dois meses de utilização. Com esta ferramenta a Víqua continua acompanhando o crescimento do mercado, sendo mais competitiva, garantindo produtos de alta qualidade com melhor custo benefício, mantendo assim seu ritmo acelerado de crescimento de mais de 25% ao ano.

Eng. José Mauricio Toledo
Coordenador de Processos de Fabricação
VÍQUA Indústria de Plásticos Ltda
"Soluções hidráulicas inovadoras"