UEA inaugura Laboratório de Robótica e Automação Industrial em homenagem ao Manuel Augusto Pinto Cardoso

O objetivo do laboratório é desenvolver, por meio da pesquisa e desenvolvimento, tecnologias aplicadas à sustentabilidade da Amazônia, em parceria com empresas do distrito industrial.
As instalações do novo laboratório, iniciativa do Grupo de Robótica e Automação da Escola Superior de Tecnologia (EST), comportarão atividades que serão desenvolvidas nas seguintes áreas: Automação Industrial, Desenvolvimento de Aplicativos Mobile (Android, IOS e Windows Phone), Desenvolvimento de Softwares, Robótica, Tecnologia Assistiva e Visão computacional.
O Centro de Capacitação comportará os Laboratórios de Desenvolvimento de Softwares, Mecânica, Novas Ideias, além de uma Máquina Fresadora.  Também fazem parte dos equipamentos do Grupo de Robótica e Automação, quatro Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), entre eles, três Drones e um Helicóptero. Os VANTs serão apresentados após a cerimônia de inauguração.
O objetivo do laboratório é desenvolver, por meio da pesquisa e desenvolvimento, tecnologias aplicadas à sustentabilidade da Amazônia, superando as expectativas de nossos clientes, entregando excelência para a melhoria contínua dos produtos e serviços desenvolvidos.
O coordenador do Grupo de Robótica e Automação, Marivan Gomes, ressalta que a inauguração das instalações representa um avanço nas pesquisas e proporcionará o desenvolvimento de projetos cada vez mais elaborados.
“Atualmente 20 pessoas, entre acadêmicos, técnicos-administrativos e professores fazem parte do Grupo. As novas instalações são uma oportunidade de atrair novos investimentos em materiais para poder trabalharmos com mais qualidade”, disse Gomes.
O Laboratório tem, no desenvolvimento das atividades nele realizadas, a parceria com quatro empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM): Samsung, Microsoft, NCR, Dowertech e Federal Mogue. Até o final do ano, 15 projetos de P&D serão desenvolvidos em parceria com a indústria.
O Grupo de Robótica e Automação é um grupo de pesquisa criado em 2007 por professores e acadêmicos da EST, com o objetivo de desenvolver projetos de P&D por meio de parcerias com empresas e institutos do Polo Industrial de Manaus (PIM), buscando inovações tecnológicas para a região amazônica, por meio da capacitação de universitários da UEA.
*Com informações da assessoria

Top